• Forma Urbana Construções

Porque contratar o Gerenciamento de Obra?

Já ouviu falar que obra dá dor de cabeça? A principal causa é a falta de planejamento! Quando falamos de obra, não se pode haver improvisos!

O planejamento de obra precisa considerar todos os possíveis riscos existentes durante o processo: atrasos, falta de material e chuvas são exemplos muito comuns.

A maioria das pessoas que passam por uma obra, não sabem da importância de ter uma equipe gerenciando o processo. O item mais relevante na hora de contratar uma empresa de construção, costumeiramente é o preço mais baixo. Porém, nesses casos, o principal fica em segundo plano: quem será o responsável por distribuir as tarefas na equipe de mão de obra? Quem cotará os preços dos materiais e fará as compras? Quem receberá o material na obra e irá conferir as quantidades e a qualidade do mesmo? Essas atribuições poucas vezes são pensadas antes de uma obra começar, e são os principais motivos para o estresse diário e o atraso do cronograma.


O grande desafio no gerenciamento de obras é a compatibilização dos prazos definidos pelo cliente junto ao prestador de serviço. Essa conversa deve acontecer antes do início da obra, onde o contratado deverá apresentar um cronograma físico financeiro, já constando dentro do prazo final, os imprevistos rotineiros da obra em análise, evitando assim, a dilatação do prazo de conclusão prometido. À partir disso, o prestador de serviço deve criar uma estratégia de produção que alinhe o tempo estipulado, considerando a execução de qualidade através da sequência correta das etapas da obra.

Além do prazo e da qualidade dos serviços, o gerenciamento de obras também visa a redução de custos, evitando situações como a bitributação de materiais, riscos nas contratações, compras frequentes em pequena escala, dificultando o poder de barganha dos produtos, o controle do estoque e redução do desperdício. Outro ponto imprescindível é a supervisão e garantia da fiel execução dos projetos. Lembre-se: estar atento a todos os detalhes é o melhor caminho para se certificar que a obra será executada com excelência. E com profissionais de qualidade será possível reduzir e/ou contornar os obstáculos de uma obra sem maiores percalços.

Com a Forma Urbana Construções você executa sua obra e contrata junto: consultoria técnica "in loco"; consultoria técnica permanente na sede da empresa; gerenciamento de prazos; gerenciamento de notas fiscais; gerenciamento de orçamentos e compras de materiais; gerenciamento de pagamentos de fornecedores e funcionários e emissão de relatórios de obra.

Forma Urbana Construções          CNPJ 13.017.013/0001-15          Blumenau/ SC